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segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A moda percorrendo caminhos, encontrando espaços e distorcendo focos.

O conceito de blog define-se praticamente de um espaço virtual caracterizado por um "diário público" virtual ou quando colocado um tema sugere-se postagens que passem informações do tema sugerido que sejam sempre conexas uma com as outras, dando sentido ao blog.
Não é verdade que na blogsfera não existam blogs de moda bons, pelo contrário existem poucos, mas existem.
O que mais me chama a atenção é sempre o começo, meio e fim.No começo conhecemos, é a apresentação do que pode vir, no meio descobrimos o rumo tomado e muitas vezes até mesmo as várias tentativas de rumos e ao fim temos sempre o  "produto final", onde ( se aguentarmos acompanhar até lá ) podemos formar nossa opinião se valeu a pena ou foi puro tempo gasto.
Encaixando todo esse conceito da ferramenta blog na moda cheguei a interessantes resultados.

Seguindo uma linha.
No começo de um blog de moda sempre se define as tags ( assuntos costumeiros de postagens ) e assim um vai fazendo a sequência do outro tentando muitas vezes ter sentido.
O blog  The Style Notebook , traz sempre postagens do mundo da moda que de fato são úteis, são posts como o estilo das modelos, publicações das mesmas em campanhas e como estão sendo conceituadas no mercado de trabalho.
com ótimas imagem as blogueiras Camila e Natália levanta capas de revistas e editoriais de moda, traz destaques de fotografia, arte e algo que particulamente amo, a cada semana as blogueiras preparam um mural de inspiração que é super importante para quem está no meio da moda e claro quem quer entrar pode começar a adaptar -se com coisas que uma vez incluida no mundo fashion você passa o resto da vida criando "mural de inspirações", referências, bagagens por caminhos qu percorremos...
Quando encontramos a pessoal ideal para nós e é exatamente a primeira, a sensação é a mesma que tenho nesse blog, o tempo do início é o tempo de descoberta, quando encontramos essa pessoa queremos descobrir mais dela e os atrativos dela são exatamente o que não vemos em mais ninguém.Definir o trabalho ( pois construir um bom blog exige muito trabalho) dessas meninas é exatamente comparar um primeiro amor (o inusitado ) com um bom blog de moda.
Vemos diferença no tipo de postagens, editoriais que poucas blogueiras exploram e que são fundamentais para o conhecimento dos profissionais da área de moda, editoriais ricos para análise,porém, que nunca são postados com uma boa crítica, uma análise feita emcima em nenhum lugar ( desconheço esse tipo de conteúdo publicado).O mural de inspiração também é fundamental e enriquece o blog, a junção de imagens traz inspirações, porém, ha muito mais nas imagens montadas, são texturas, cores, tendências, coisinhas minúsculas que precisamos parar para ver e enxergar o que ha por traz, uma postagem que parece ser simplesmente imagens, mas desenvolve um crescimento enorme para o observador. 
A sequência de informações no blog nem sempre se seguem criando a ponte de um post a um novo post,porém, em termos de blog de moda o conteúdo de imagens e as tags apresentadas vão muito além da -tag- "cor de esmalte da semana" (tags presente em quase 90% dos blogs de moda ).
O blog somente deixa a desejar na escrita, a apresentação de uma opnião, análise, uma cooligação á algo que acaba indicando que aquele que escreve tem uma bagagem de conhecimento amplo, tornando o blog mais atrativo e diferenciado do que estamos costumados a ver, dificuldade da qual é totalmente fácil reverter pois as meninas que escrevem tem condições a isso, é notável.
Para um blog que acaba de começar e ainda não ganhou os seus 15 min de fama, a linha de postagens que as blogueiras vem seguindo são totalmente interessante para quem quer conhecer mais a fundo a amplitude da moda sem o seu lado fútil que é sempre explorado nos blogs de moda.

A BLOGUEIRA NATÁLIA FALA DO INTUITO DO SN THE  STYLE NOTEBOOK
"A  idéia dele surgiu quando eu e uma amiga (a Camila!) percebemos que passávamos bastante tempo procurando, pesquisando, e fuçando informações de moda, e alguns blogs, na maioria gringos. O The Style Notebook nasceu como uma necessidade de dar um fim para este tanto de informações que recebíamos. A idéia era juntar estilo, moda, beleza, cultura e gastronomia num lugar só, meio que como uma revista eletrônica. Hoje em dia, acredito que ele tomou um rumo mais inspiracional do que extremamente informativo! O engraçado era que eu não conhecia quase nenhum blog brasileiro antes de começar tudo isso! Depois que eu fui perceber que nosso blog se diferenciava dos outros por aqui!
O intuito dele é realmente esse...inspirar as pessoas, e que elas entendam que moda e estilo é muito mais do que usar o último batom da MAC."


Caminhos percorridos.

O blog Sanduiche de Algodão escrito por Hêlo Gomes é um blog que já existe a um bom tempinho e tem tido grande destaque entre os blogs de moda.O blog em si ( falando no layout ) segue sempre a mesma linha, nuvens de tags, públicidade aos lados do blog, contatos ( que por sinal hoje a gama de meios para contatos são dos maiores ), um cantinho dizendo quem é a blogueira que vos escreve e claro as twitadas dadas pela moça.
Como já havia escrito muito me atrai o meio da caminhada, é exatamente o ponto principal que vai decidir sua opinião ao fim.Quando experimentamos um bom bolo não é o começo que o define,mas as sensações que começamos a ter após o primeiro pedaço- o meio- é que vão garantir uma opinião ao final.
No nosso caso não é muito diferente, agente só começa a seguir um blog se no começo ele nos atrair, nós só continuaremos a segui-lo se no meio dele for despertado em nós sensações de prazer,contudo esse meio acaba sendo crucial e não achei exemplo melhor a dar em blog de moda ao não ser o Sanduiche de Algodão .
O blog é ótimo, a primeira degustação é do prazer do conhecimento, a primeira fatia traz a sensação do diferente.Hoje os blogs de moda adaptaram-se e muito facilmente a moda fúltil, aquela que conta a cor do cabelo da Joana da novela das oito ( eu me pergunto se isso é moda? ) ou que mostra o look da blogueira ( ??? ), ou ainda poderia citar infinidades de "assuntos" que são postados em blogs que dizem ser voltados a moda e na verdade não passam de blogs nível "Tv Fama".
Quando comecei a acessar o Sanduiche de algodão encontrei a total diferença em seu conteúdo, é fundamental saber que as bermudas com um toque liberty (tendência) vão arrasar nesse verão, porém, quando a informação vem com um post lhe contando que as bermudas vieram a tomar o seu lugarzinho na sociedade em meados de 1930 isso enriquece e faz o blog não só ter um destaque, mas principalmente faz ele ser um referencial de qualidade.
O blog vem sempre trazendo as novidades do mundo fashion , destacando as tendências e criando essa ponte entre o atual com o passado.
Porém, a preciosidade é o meio e no meio ás vezes agente se espanta, acompanhando o blog até acreditei que entraria na mesma futilidade dos outros blogs.
Atualmente a "profissão blogueira" vem sendo exercida por muitas meninas, blogueiras que no começo do blog propõe algo inovador, mas logo se atraem por mostrar um conteúdo muito mais pessoal que acaba até mesmo influênciando no profissional.A minha grande dúvida é que se o blog sugere o tema moda, o por que as pessoas se atraem pelo óbvio, trocam uma boa leitura para saber o que a blogueira vestiu no dia?Nada contra quem faz isso, mas a classificação "blog de moda" não cabe a essas , se ao menos o look fosse explicado como o por que de uma sainha com estampa de oncinha, quais influências a blogueira sofreu para o uso daquele look?
É no meio que vemos se o blog ainda caminha com o mesmo intuito do começo ou se rende a alto promoção.Se a fatia do bolo continua despertando novas sensações ( pois o inovador não desperta as mesmas, mas sim se renova a cada dia ), novos interesses, o prazer de continuar a ler as publicações, se o gosto é doce ou se no meio da fatia descobrimos que já provamos daquilo por várias outras vezes.
Hoje o blog Sanduiche de Algodão continua com uma boa leitura, até o citaria como uma boa referência de blog de moda, porém, muitas vezes a sequências de idéias que faziam o blog ter um ideal e principalmente o moldam como um ótimo blog de moda, perde a forma simplesmente por se deixar a levar ao que todas as outras blogueiras postam, as boberinhas que atraem a todos, mas não preenchem a sede de quem quer buscar o novo.


O caminho mais fácil...

Os blogs intitulado como blogs de moda que tem tido grande repercussão na mídia (impressa , eletrônica e televisiva) Just Lia e Garotas Estúpidas estão em destaque nessa análise extamente  como o que classifiquei ao longo do post o "sabor final da degustação".
No começo temos a descoberta já bem análisada, refletida e degustada, sabemos que são as novas sensações prazerosas que assimc omo em um primeiro relacionamento acendem o desejo de seguir esperando mais.
Ao longo da caminhada descobrimos que ha muitos rumos a se tomar, uns permanecem no foco outros idealizam um novo caminho que é exatamente o que falaremos agora.
Como já citado a "profissão blogueira" tem crescido cada dia mais, meninas que ganharam destaque pelos blogs que hoje fazem programas de televisão o que não é ruim, porém, os blogs que antes tinham o sentido de passar a informação de moda ganharam espaço a alto promoção das blogueiras, abrindo espaço profissional a elas mas futilizando o que chamamos de moda.
Jamais julgaria a capacidade das blogueiras, até mesmo por que no ínico do blog estas demonstrarão grande potêncial, porém, quando o foco muda as considerações também tendem a mudar.
 


Com o ganho da popularidade o blog que tinha como inspiração a moda mudou o foco chamando a atenção para as próprias blogueiras, de um espaço de informação começamos a degustar o crescimento profissional destas o que é ótimo a elas, mas não agrega nada enquanto pesquisadores de moda.
O gosto da fatia foi se perdendo apartir do momento onde a tendência já não era mais mostrar o que esta na moda e sim a nova notícia relâmpago da Britney, o sultiã que a irmã de pouca idade da Miley Cyrus estava usando...são infinidades de assuntos que não traz conhecimento últil algum.
O blog Just Lia construido por uma web designer faz o maior sucesso tendo milhares de acesso, o sucesso foi tanto que a blogueira teve de montar uma equipe para as postagens, pois sua agenda estava bem apertadinha.
Lógico a Lia é alguém que já estava na área tem sua influência, porém, ganhou a fama graças ao blog, o que me faz entender que no meio da caminhada agente pode mudar o rumo e traçar um novo destino, mas me incomoda a apreciação a algo tão fúltil que se intitula como moda.
A alto promoção ganha espaço, um blog popular é ótimo para divulgação de marca o que a Lia tem feito muito bem,pois em um curto espaço percebi a porção de postagens como promoções divulgando marca e intitulando o blog muito mais com pura "marquetagem" do que blog de moda.
Já no blog Garotas Estupidas a blogueira diz que seu blog começou como uma brincadeira entre amigas, queria postar todas as "estupidas" coisas em que comentavam na escola, quando ao conteúdo do blog já foi informativo e bom, hoje carrega o peso do marketing pessoal, onde a blogueira mostra trabalhos,viagens ( afinal sempre ajuda dizer que você visitou Roma, Itália, E.U.A....) e festinhas de gente pop!

Claro o blog é página pessoal e cada um decide o caminho a traçar, sinto tristeza pelos bons blogs que se vendem ao marketing pessoal dando valor e contribuindo ao mundinho fúltil da moda,fazendo do primeiro pedaço de uma ótima fatia que é algo sempre muito prazeroso um gosto comum ao fim dela.
Tento até mesmo entender o sentido de postagens tão distantes uma das outras tendo uma grande quantidade de palavras que não se seguem, não se valorizam entre si, tendo dizer algo mas pouco se entende.
Contudo, o grande numero de pessoas se atraem pelas mesmas coisas, não por que são bons, mas se apegam a repetição dela, afinal é mais fácil de entender e não ha muito o que se pensar, o inovador produz sensações imensuraveis em seu valor, porém, poucos degustam.A moda só não sera mais um besteirol, quando quem a faz não a veja como um meio de alto se promover, mas sim entenda a essência da arte que pode ser explorada através dela.

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